segunda-feira, 16 de maio de 2016

         Segundo “Global Web Index e Statista”, os brasileiros ficam atrás apenas dos mexicanos

Brasileiros só ficam atrás de Mexicanos em número de adeptos ao esporte fora dos EUA  FOTO: Micheli Souza 
Quem comemora esse aumento de interesse dos brasileiros é a ESPN (Entertainment and Sports Programming Network), principal emissora de canal fechado que transmite o futebol americano no Brasil. De acordo com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), de 2014 para 2015 a audiência do Super Bowl, evento final da liga americana (NFL), teve 84% de crescimento, totalizando mais de 500 mil telespectadores no país. Segundo pesquisa feita pela “Global Web Index e Statista”, o Brasil já é o segundo país com mais praticantes e telespectadores fora dos Estados Unidos, país que reúne maior número de adeptos no mundo. Rodrigo Vitório, praticante e telespectador do esporte, credita esse sucesso à internet “Era questão de tempo para o esporte pegar de vez, com a globalização e o acesso a internet, ficou mais fácil para o público brasileiro acompanhar o futebol Americano e consequentemente times foram surgindo e ajudando a divulgar(...)”

O Brasil teve seu próprio torneio, o Touchdown, que foi disputado pela primeira vez em 2009 com apenas oito equipes. Em 2010, a partir dessas oito equipes, foi criada a Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA), durando apenas dois anos. Apesar de divergências e saídas de alguns clubes, o torneio Touchdown teve sua última edição no ano passado com dezesseis times participantes.


Fernando Moreira, técnico de Futebol Americano disse o por que esse crescimento se deu:



Além do Touchdown em âmbito nacional, há torneios estaduais como o campeonato Paulista, para times menores como Imperators, time de Marcos Vinicius, que expõe a principal dificuldade para um maior crescimento do esporte. “A maior dificuldade hoje é a falta de apoio, dos times oficiais por causa da falta de marketing pro esporte ser mais conhecido no país”.  

Dentre os principais times brasileiros há o Vasco da Gama Patriotas, Vila Velha Tritões, T-Rex, Paraná HP e Lusa Lions, comumente com temporadas regulares e fãs no Brasil inteiro. O sucesso dos times e seus jogadores não ficam apenas em solo brasileiro, já estão chegando até a NFL, como o caso de Cairo Santos que se tornou o primeiro brasileiro a jogar na liga americana e hoje é referência.

Ainda segundo Vitório, a tendência é que o esporte continue no ritmo de crescimento que vem tendo nos últimos anos e quem sabe seja o segundo esporte mais assistido e praticado no Brasil em um futuro não tão distante. 

0 comentários:

Postar um comentário