domingo, 15 de maio de 2016

A capital paulista já conta com mais de 261 mil ciclistas diariamente nas ruas, em meio aos carros, o esporte, agora vai além das competições.


São Paulo já conta com mais de 50%  de novos adeptos da bicicleta. (Foto: Cristiana Nobrega)
Na cidade de São Paulo, a bicicleta passou a ser mais uma alternativa para fugir do trânsito caótico. Segundo, última pesquisa divulgada pelo Ibope, em 2014, aumentou em mais 50% o número de novos optantes pelo transporte, seja para trabalho ou lazer. Além disso, o crescimento acompanha as constantes reestruturações de acesso aos ciclistas e a preocupação dos paulistanos com a saúde.

Com mais possibilidades para os ciclistas, seja nas ruas, através dos 328 quilômetros de ciclovias ou nos parques, as bicicletas viraram um meio tanto para o esporte como para o trabalho. “Com as ciclovias hoje posso pegar a minha bike e pedalar para qualquer lugar da cidade sem o medo de antes.”afirma Sonilda de Jesus de 55 anos.

Mas um fator preocupante para os motoristas além da falta de segurança é o desrespeito dos motoristas de carro, que ainda é um problema.
Nós temos bicicletas de todos os preços isso incentiva muito aos ladrões tentar rouba-las. A outra coisa é a segurança no trânsito, acho que para poderem respeitar mais os ciclistas, além de ciclovias, teriam que punir os motoristas que jogam os carros em cima dos ciclistas e fazer valer a lei de trânsito que o veículo deve ultrapassar o ciclista pelo menos 1 metro e meio de distância.” disse Gilson Alves, praticante de ciclismo há 8 anos e  fotógrafo de competições.

Essa mesma pesquisa revelou que diariamente a cidade recebe cerca de 261 mil ciclistas. Com isso, alguns projetos como o “Bike Parks”, que são as famosas competições de ciclismo nos parques, foram trazidas ao país. Ao total são 5 opções no estado e o último foi inaugurado no bairro do Bom Retiro, no Centro de Esportes Radicais e movimenta as opções para os novos e já adeptos praticantes de ciclismo. Mas a segurança ainda é um ponto negativo do esporte.

Muitos motoristas não respeitam os ciclistas. Já fui atropelado por conta da ignorância dos motoristas que se irritam ao verem as bicicletas”, completa Gilson Alves

Segundo a professora de Educação Física, Clementina Souza, andar de bicicleta além de ajudar o meio ambiente, também é uma forma de se exercitar e manter a saúde em dia. “Por ser um exercício aeróbico estimula a frequência cardíaca, o músculo do coração, melhora a postura, trabalha o equilíbrio, além de ser prazeroso





0 comentários:

Postar um comentário